sábado, 16 de novembro de 2013

Formulário para Estudo de Texto

6 Perguntas básicas que devem ser respondidas:

1) O QUE?
2) QUANDO?
3) QUEM?
4) COMO?
5) ONDE?
6) PORQUÊ?

Metodologia:
1º) Angaria o material usando sempre sites confiáveis (escolas, portais de educação, blogs de professores, etc). Evitar de usar o wikipedia ou o yahoo ansvers, por exemplo.
Cria uma subpasta (só usa hífen com o prefixo "sub" se o segundo elemento começar por "r" ou "b") na pasta Geografia (favoritos) e guardar ali os sites sobre o assunto estudado.

2º) Escolhe o mais completo deles e faz uma leitura calma e detalhada de todo o assunto para compreende-lo totalmente (não preocupar-se com "decoreba").
Nos demais, faz apenas uma leitura dinâmica (rápida, atendo-se apenas para os trechos onde há novidade em relação ao primeiro material lido).

3º) Identifica nestes sites os trechos que contém as respostas às perguntas supramencionadas (o mesmo que acima mencionadas) e cola no formulário do word.
Atenção:
Se houverem elementos significativos diferentes de um site para outro, cola mais de um trecho por resposta, para que ao final possamos montar uma espécie de mosaico a partir de todas estas referências, visando uma resposta completa.

4º) Com o formulário preenchido, remonta o texto a partir das perguntas e respostas, grifando (destacando) em AMARELO os trechos mais importantes de cada respostas e em VERMELHO as palavras-chave (usa-se o hífen em palavras compostas quando estas devem assumir um significado diferente daquele que originalmente possuem; PALAVRA=vocábulo, CHAVE= objeto para abrir fechaduras, PALAVRA-CHAVE= palavra mais importante/significativa).

5º) A partir disto, monta no Power Point um mapa mental e cola na parede do quarto;

6º) Testa a qualidade do material e de seus conhecimentos a partir de exercícios.

Importante:
a) Nunca passar por uma palavra ou expressão que não saiba o significado sem buscar (imediatamente) o esclarecimento.

b) Como exercício de português/gramática, buscar na memória e no material estudado a regra que justifica a aplicação dos sinais diacríticos utilizados, da mesma forma que fiz acima nas palavras "subpasta" e "palavra--chave.

A meta é de um texto por dia, na parte da tarde.

Bom trabalho !!!!!

Everton




Nenhum comentário:

Postar um comentário